Para evitar danos causados pelo estresse, é importante que se crie alternativas para que a criança lide melhor com seus desafios. O adulto precisa entender que as crianças não precisam ser campeãs em todos os esportes, ter as melhores notas da sala de aula, nem ter o quarto mais organizado entre seus amigos para serem saudáveis e bem-sucedidas. É preciso estimulá-las a valorizarem seus esforços e conquistas, não importa se pequenas. É possível encorajá-las a serem boas no que fazem sem causar a sensação de que “o mundo vai acabar” se não tiverem sucesso.
Da mesma forma, se uma dificuldade na família, uma prova escolar, um grande jogo, ou uma apresentação em público for um problema, é importante que a criança expresse seus medos aos adultos.
Assim, adultos e crianças podem organizar as atividades do dia a dia de forma que sobre um tempo livre para relaxar, descansar e conversar. Buscar espaços junto à natureza e simplesmente brincar pode ser um ótimo “remédio”.
Sempre haverá primeiro dia de aula, provas e trabalhos difíceis e muitas mudanças na vida. Mas se juntos, adultos e crianças descobrirem mais sobre o que lhes deixa tensos e o que pode ajudar a relaxar, a criança se tornará mais confiante e mais forte para enfrentar os seus desafios. Assim, somente buscando um equilíbrio entre o que é desafiador e o que é divertido, a criança poderá ser saudável e bem-sucedida."

Gostei Deise! Serve para mim também né kkkk! bjinhus
ResponderExcluir