segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Fechamento do BLOG


Pelo Blog e o Fórum, compartilhamos e discutimos nossas pesquisas que a princípio, parecia simples mas que, ao desenvolver do trabalho, abria-se um leque de argumentações, a serem discutidas o que tornava o trabalho cada vez mas interessante.
Fechamento


Após lermos todas as postagens, concluímos que o estresse está relacionado ao dia a dia das crianças. Hoje em dia as crianças não tem mais tempo para serem crianças, são tantos compromissos, atividades e cobranças por parte dos pais, que isso acaba gerando o estresse infantil. Toda essa carga que as crianças carregam se reflete no seu comportamento na escola, onde se tornam crianças agressivas, irritadiças . O maior problema está na aprendizagem, pois com tantas cobranças o que era para ser prazeroso, se torna uma tortura. Acredito que a parceria escola/família ainda é a chave pra que esses problemas possam ser amenizados.

Quanto a isso foi possível compreender através dessa rica experiência que o estresse é inevitável, ou seja, todos nós somos suscetíveis ao estresse. Sendo assim, o que mais importa é saber como lhe dar com ele de maneira positiva (relaxando, vivendo menos acelerado e construindo um tempo para si e para família, incluindo um tempo de lazer e descanso...) e como fazer para minimizar os seus efeitos em nós e nos estudantes ( evitando muitas cobranças, respeitando os nossos limites e os limites das crianças assim como os ritmos de aprendizagem e de crescimento das mesmas como também saber escutar mais as crianças para poder entendê-las mais …). Sendo assim, o primeiro passo é conhecer as causas do estresse ( mudanças de cidade e escola, separação de pais, dificuldades de adaptação social, rotina acelerada...) e os sintomas (agressividade, ansiedade,distúrbio no sono e da aprendizagem, problemas digestivos...) para que enfim possamos criar possíveis estratégias para lhe dar com o estresse (praticar exercícios físicos, descansar mais, ouvir e dar mais atenção aos interesses e necessidades dos nossos filhos e educandos, valorizar e construir um momento de lazer para si e com a família...). Enfim o importante é termos a consciência que podemos e devemos tentar agir de forma favorável frente ao estresse, contribuindo assim com o bem estar e a saúde de todos, inclusive o nosso.

Nesse contexto compreendemos que as escolas precisam construir pontes entre as instituições e sociedade, e não “muros” porque nos tempos de hoje, precisamos mas do que nunca compreender a realidade dos alunos para encaminhá-los ao caminho certo do conhecimento. Nesse contexto o professor é uma figura estratégica, pois ele é o regulador das relações entre os alunos e é o que, teoricamente, tem maior contato com cada criança. Essa proximidade o gabarita a identificar, mais facilmente, os desvios de comportamento de alguns alunos, bem como as possíveis consequências que essas anormalidades podem causar no processo de ensino-aprendizagem. Por isso é importante que os docentes se reconheçam como agentes transformadores e influenciadores do futuro de cada educando, e com isso busquem se atualizar periodicamente para obter mais ferramentas teóricas para não só identificar, mas também ajudar no tratamento dos males que acometem os alunos na sua prática educacional.  


 Olá  Diego, Deise, Elaine Santos, Gisele, Glaucia e Juliana. Meu grupo tão querido de “Pensadores”. “Adorei ter participado desse grupo Estresse Infantil que só aumentou  meu aprendizado quanto ao tema e quanto a importância do trabalho em equipe para a realização de um projeto. (Luciana Aparecida)


Um comentário:

  1. Puxa vida gente, que pena! Agora que eu consegui encontrar o caminho, já está acabando.
    Mas valeu a pena, vocês são maravilhosos, espero termos oportunidade de construirmos outras aprendizagens juntos! Sugiro que o blog continue aberto para quem desejar fazer novas postagens sobre o assunto.
    Um grande abraço!
    Juliana

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