Pelo
Blog e o Fórum, compartilhamos e discutimos nossas pesquisas que a
princípio, parecia simples mas que, ao desenvolver do trabalho,
abria-se um leque de argumentações, a serem discutidas o que
tornava o trabalho cada vez mas interessante.
Fechamento |
Após
lermos todas as postagens, concluímos que o estresse está
relacionado ao dia a dia das crianças. Hoje em dia as crianças não
tem mais tempo para serem crianças, são tantos compromissos,
atividades e cobranças por parte dos pais, que isso acaba gerando o
estresse infantil. Toda essa carga que as crianças carregam se
reflete no seu comportamento na escola, onde se tornam crianças
agressivas, irritadiças . O maior problema está na aprendizagem,
pois com tantas cobranças o que era para ser prazeroso, se torna uma
tortura. Acredito que a parceria escola/família ainda é a chave pra
que esses problemas possam ser amenizados.
Quanto
a isso foi possível compreender através dessa rica experiência que
o estresse é inevitável, ou seja, todos nós somos suscetíveis ao
estresse. Sendo assim, o que mais importa é saber como lhe dar com
ele de maneira positiva (relaxando, vivendo menos acelerado e
construindo um tempo para si e para família, incluindo um tempo de
lazer e descanso...) e como fazer para minimizar os seus efeitos em
nós e nos estudantes ( evitando muitas cobranças, respeitando os
nossos limites e os limites das crianças assim como os ritmos de
aprendizagem e de crescimento das mesmas como também saber escutar
mais as crianças para poder entendê-las mais …). Sendo assim, o
primeiro passo é conhecer as causas do estresse ( mudanças de
cidade e escola, separação de pais, dificuldades de adaptação
social, rotina acelerada...) e os sintomas (agressividade,
ansiedade,distúrbio no sono e da aprendizagem, problemas
digestivos...) para que enfim possamos criar possíveis estratégias
para lhe dar com o estresse (praticar exercícios físicos, descansar
mais, ouvir e dar mais atenção aos interesses e necessidades dos
nossos filhos e educandos, valorizar e construir um momento de lazer
para si e com a família...). Enfim o importante é termos a
consciência que podemos e devemos tentar agir de forma favorável
frente ao estresse, contribuindo assim com o bem estar e a saúde de
todos, inclusive o nosso.
Nesse
contexto compreendemos que
as escolas precisam construir pontes entre as instituições e
sociedade, e não “muros” porque nos tempos de hoje, precisamos
mas do que nunca compreender a realidade dos alunos para
encaminhá-los ao caminho certo do conhecimento. Nesse contexto o
professor é uma figura estratégica, pois ele é o regulador das
relações entre os alunos e é o que, teoricamente, tem maior
contato com cada criança. Essa proximidade o gabarita a identificar,
mais facilmente, os desvios de comportamento de alguns alunos, bem
como as possíveis consequências que essas anormalidades podem
causar no processo de ensino-aprendizagem. Por isso é importante que
os docentes se reconheçam como agentes transformadores e
influenciadores do futuro de cada educando, e com isso busquem se
atualizar periodicamente para obter mais ferramentas teóricas para
não só identificar, mas também ajudar no tratamento dos males que
acometem os alunos na sua prática educacional.
Olá
Diego, Deise, Elaine Santos, Gisele, Glaucia e Juliana. Meu
grupo tão querido de “Pensadores”. “Adorei ter participado
desse grupo Estresse Infantil que só aumentou meu aprendizado
quanto ao tema e quanto a importância do trabalho em equipe para a
realização de um projeto. (Luciana Aparecida)
Puxa vida gente, que pena! Agora que eu consegui encontrar o caminho, já está acabando.
ResponderExcluirMas valeu a pena, vocês são maravilhosos, espero termos oportunidade de construirmos outras aprendizagens juntos! Sugiro que o blog continue aberto para quem desejar fazer novas postagens sobre o assunto.
Um grande abraço!
Juliana